domingo, 26 de dezembro de 2010

Como criar um blog privado




A maioria das pessoas escrevem seus blogs e querem que ele seja visto pelo mundo inteiro. No entanto, há também aquelas que querem usar seu blog como um diário online, escrevendo pensamentos pessoais e particulares. Além disso, você pode não querer que ele seja indexado pelos motores de busca, para que as pessoas procurando por ele na net não o encontrem nos resultados da pesquisa.
Vou mostrar algumas orientações de como você pode começar um blog privado no Blogger. Como irei explicar, não há garantia de que os motores de busca não irão encontrar o seu blog, visto que qualquer site que está disponível na rede serão rastreados pelos buscadores. O que podemos fazer é minimizar essa possibilidade.

Note que esses passos devem ser tomados antes de se criar o blog. Se você já tem um blog existente à algum tempo, muito provavelmente ele já foi indexado. Assim, essas dicas serão para melhor prevenir futuros conteúdos de serem vistos.

Título e URL do blog

Não quer que as pessoas associem o blog à você?
Quando for criar um novo blog, selecione uma URL e título do blog com cuidado; procure escolher palavras que não tenham qualquer referência ou relação com você ou com o que você faz. Depois de criado, só post após ter concluído as etapas seguintes.

Permissão

Essa é a etapa mais importante e essencial. Quando você estiver logado, vá em Configurações > Permissões. Lá você pode restringir seus leitores à pessoas que você mesmo escolher ou só autores do blog.


As pessoas que entrarem no blog poderão ver o título do blog mas será solicitado que digitem suas contas e senha do Google. Se você não tiver concedido o direito de exibição do blog, uma mensagem será mostrada:
"Não parece que você tenha sido convidado para ler este blog. Se você acha que isso é um erro, você pode entrar em contato com o  autor do blog e solicitar um convite."

Embora o conteúdo não possa ser visto, as pessoas saberão que este URL com o título do blog existe e é um blog privado. Tal como tinha me referido, se você não quer que ninguém saiba que este blog é seu, é importante ter um URL e um título que não estejam obviamente ligados à você.


Listagem no Blogger.com

Em Configurações > Básicas  você verá um "Adicionar seu blog às nossas listagens"? Escolha a opção "Não". Clique e salve. Isso vai fazer três coisas:

I- O seu blog não aparecerá quando as pessoas pesquisarem no Blogger.com.
II- Este blog não será mostrado no perfil das listas de blogs em sua página.
III- Seu blog não será mostrado nas listas de blogs atualizados recentemente.

Mecanismos de Busca

Vá em Configurações > Básicas, em "Permitir que seu blog seja visto pelos motores de busca?", escolha "Não" e Salve.

Site Feed

O conteúdo do seu blog pode ser lido do seu site Atom e RSS Feeds. As pessoas podem acompanhar as postagens assinando feeds e verem o material do seu blog. Se você não quer que seu conteúdo seja lido, vá para Configurações > Site Feed e para a pergunta "Permitir feeds do Blog?" Selecione "Nenhuma" e clique em "Salvar Configurações".

Meta Tag

Agora que alteramos as configurações para o blog, podemos adicionar uma meta tag no nosso modelo, para indicar aos motores de busca para indexar o site. Clique em Design > Editar Html e logo abaixo da <head>, insira a linha:

<head>
<meta name="robots" content="noindex,nofollow" />

Assim os motores de busca que visitam o seu site não indexarão as páginas do blog e o conteúdo.


Perfil

No painel, você pode ir em "Editar perfil". Em "Exibir meus blogs", se você ver um blog que não quer que as pessoas conheçam, remová-o da lista. Feito isto, as pessoas que visualizarem o seu perfil não irão saber sobre o blog. Lembrando que você também pode optar por não compartilhar informações sobre o seu perfil, não assinalando a caixa em "Compartilhar meu perfil".

Links Externos

As etapas descritas acima estão dentro do seu controle. Mas a razão pela qual eu disse que só podemos minimizar, mas não eliminar a possibilidade de que as pessoas saibam do seu blog é porque qualquer pessoa pode linkar o seu blog, já que é uma URL válida. Se seus amigos souberem do seu blog e escreverem um post mencionando o seu blog ou ligando para o seu blog, haverá um link externo para seu blog. O que eles escreverem sobre isso será de conhecimento público. Portanto, para ter um diário online que só você conhece, lembre-se que um segredo compartilhado por duas pessoas não é mais segredo.





3 comentários:

beatriz dias disse...

este blog é muito bom para nos ajudar a desabafar sem que ninguém descubra

lionking77 disse...

Pois é mesmo Beatriz

Nestor - ---------------------------- disse...

Essa informação veio na hora certa.
Estava tentando fazer um blog desaparecer das pesquisas rapidamente, torná-lo privativo foi a melhor das soluções para mim, trouxe resultado imediato.

Abraços

Artigos Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...