segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Como recuperar postagens excluídas acidentalmente no blog





Infelizmente o Blogger não possui um "recuperar post" ainda. Então, como você pode recuperar um post apagado? Veja abaixo algumas opções:



1- Esta opção é aplicável se você ainda está trabalhando no mesmo computador onde você tinha preparado o post (ou tinha visto o post excluído). Basta apertar Ctrl + H para abrir uma barra lateral do histórico do nagegador. Vá para a parte que você estava editando o post e continue a editar ou publicar o post (ou copiar e colar a partir da cópia em cache do post exibido).




2- Esta opção aplica-se caso você ainda não tenha fechado a aba ou janela onde você estava preparando o post apagado ou onde o post foi excluído. Apenas mantenha o botão BACK pressionado até chegar de volta ao ponto onde  você estava editando o post, ou tinha visto o post.


3- Tente encontrar uma cópia em cache do post apagado na Web e restaurar o post a partir da cópia em cache. Digite : cache: URL para tentar encontrar cópias em cache na rede.


4- Alternativamente você pode digitar apenas em alguns termos de pesquisa relevantes, especialmente o que você se lembra do título do post, na caixa de pesquisa. Se a pesquisa levantar o resultado, clique no link em cache para abrir a página em cache e refazer um novo post com o conteúdo daquela página em cache ou;


5- Recuperar o post exatamente como era antes, incluindo comentários:

a) Lembre-se de palavras-chave do post excluído, especialmente do título do post;

b) Digite as palavras-chave no motor de busca e procure cópias em cache do post apagado;

c) Ver fonte da página da cópia em cache do post apagado;


d) Localize o ID do post  a partir do código fonte da página, para fazer isto pressione Ctrl + U, depois Ctrl + F e digite postID (Veja o exemplo abaixo);

e) Vá para editar posts;

f) No link desta postagem, substitua o ID do post no link pelo ID do post apagado (veja o exemplo abaixo).

g) O conteúdo do post apagado deverá aparecer no editor do post.

h) Clique em publicar.


Exemplo de como obter o ID do post de cópia em cache do post


Suponhamos que perdemos este post: Efeito de neve para blogs. Eu vou ao motor de busca (preferencialmente o Google) e digito "efeito de neve para blogs" e encontramos nossa postagem que foi excluída:

Efeito de neve para blogs - Blogger passo a passo
20 nov. 2010 ... Como vocês puderam observar, é bem leve e discreto. Para conseguir esse efeito, basta acessarmos o blog desta gringa aqui e clicar em Add ... blogger-passo-a-passo.blogspot.com/.../efeito-de-neve-para-blogs.html - Em cache

 
Eu clico em cache e na página seguinte, pressiono as teclas Ctrl + U, para abrir o código fonte da página. No código fonte da página, pressionamos a tecla Ctrl + F e procure por "postID":

<a href='http://www.blogger.com/email-post.g?blogID=0000000000
&postID=1863446968359724239' title='Enviar esta postagem'>
<img alt='' class='icon-action' height='13' 
 src='http://img1.blogblog.com/img/icon
18_email.gif' width='18'/>
a>
span>
<span class='item-control blog-admin pid-1224345375'>
<a href='http://www.blogger.com/post-edit.g?blogID=0000000000000
&postID=1863446968359724239' title='Editar postagem'>
<img alt='' class='icon-action' height='18' src='
 http://img2.blogblog.com/img/icon
18_edit_allbkg.gif' width='18'/>
a>
 
 
Agora no seu blog, clique em Editar postagem. Veja que na barra 
terá o endereço desta postagem:
 
                                                             
    Substitua pelo postID do post que foi apagado:  

http://www.blogger.com/post-edit.g?blogID=26880688&postID = 1863446968359724239

 Pressione Enter. O novo post ficará com o conteúdo do post apagado acidentalmente no editor de postagem. Agora tudo que você precisa fazer é clicar em publicar e você terá recuperado seu post original.

41 comentários:

Anônimo disse...

Valeu cara, eu tava em pânico, exclui 3 postagens de uma só vez!Ainda bem q achei esse post!=D

luiz disse...

foram excluidos todos os posts do meu blog. gostaria de saber se há a possibilidade de recuperação... eu sei que parece missão impossovel, mas será que poderia me dar uma opção? Obrigado.

Marcelo disse...

Oi Luiz,

É dessa forma aí mesmo. O problema é q vc teria que ter pelo menos os títulos dos posts.

Vc poderia encontrar nos resumos dos feeds(se vc tinha), pelo google buzz e outros.

luiz disse...

eu tenho mais um problema, o pc onde foi excluido meus posts é de rede publica, e toda semana é excluido o historico de todos os pc's.

Marcelo disse...

Acho q a única alternativa viável p/vc é a quinta mesmo.

Anônimo disse...

Agradeço imensamente pela instrução oferecida pelo blog Passo A Passo, foi de grande valia para mim, que sou blogueira iniciante e divido tal blog com um amigo que exclui alguns posts, enfim. Meus parabéns pela ótima qualidade e nítida explicação para o processo de recuperação dos posts. Obrigada, Iz.

gabrielly disse...

Muito Obrigada mesmo, estava desesperada! Deu tudo certinho e voltou os comentários normal :D VALEU!

Wellington Lucena disse...

Me ajudo bastante.....já estava louco aki.vc me salvou

vitor reis disse...

obrigado!!!consegui recuperar postagem, imagem, pesquisa de textos dela e o comentário...
agradeço e tdo de bom/bem pra vc!!!

Arthut disse...

eu exclui todos os posts de um blog mto antigo e agr queria recuperar... tem como conseguir? Não lembro de nenhum título de post e utilizo outro computador. Grato

Marcelo disse...

Oi Arthut, se vc não tiver salvo as postagens em algum lugar ou não lembrar do assunto vai ficar difícil e como já faz tempo infelizmente é quase certo que não dê p/encontrá-las mais.

Abrç.

Débora Felsen disse...

Oi.
Essas dicas não funcionaram pra mim. Eu sempre apago meu histórico. ;s
Mas no meu caso, é diferente. Eu tenho uma subpágina do meu blog, e gostaria de exclui-la, já exclui ela, mas ela continua aparecendo no blog. Quando eu clico nela, aparece pagina não encontrada. Eu queria uma forma de fazer com que essa subpágina não apareça mas na pagina inicial do meu blog.

Se vc poder me ajudar, ficarei muito grata!
Beijoos

http://vidateen-girls.blogspot.com/

Marcelo disse...

Oi Débora Felsen ,

no caso vc tem que retirar o link no código que vc usou para fazer o menu. Entendeu?

Abrç.

Jenny... disse...

MUIIIITOOO OBG!VLW MESMOOO!

Ana Caroline disse...

Nossa você me salvou. rs tô seguindo o blog!

http://anavidadeestilista.blogspot.com/

Cindy disse...

Muito bom, é uma ótima saída para posts excluídos. Mas comigo foi diferente.
Não foi um post foi um rascunho. Eu escrevi e salvei dois rascunhos, mas no dia seguinte (hoje) quando fui postar só havia um deles, mas eu tenho certeza de que salvei. Tentei fazer o mesmo que você disse no histórico, mas não havia mais o link para o editor de postagens.
Será que vc tem alguma ideia do que eu possa fazer?

Marcelo disse...

Oi Cindy, as únicas formas q eu descobri até agora são essas, qlqr novidade te informo. Abrç.

Victória Andrade disse...

Obrigada, me ajudou bastante, já estava entranto em pânico aqui... rs Deus abençoe vocês!! ^.^

Lidia disse...

Valeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeu! \o\

Beatriz Manoela disse...

Acidentalmente, deletei TODOS os posts do meu blog. Estou desesperada, pois são quase 2 anos de posts perdidos. O pior é que não lembro o nome dos títulos! O que eu faço?! SOCORRO!

Priscila disse...

Oi Beatriz Manoela, se vc digitar o endereço do seu blog entre aspas e pesquisar no google provavelmente você vai encontrar muitas postagens suas em cache. Dependendo da quantidade de postagens vai ser muito trabalhoso copiar e postar uma por uma, por isso recomendo que você entre em contato com o fórum de ajuda do google para que eles possam investigar melhor seu caso.
Bj

Beatriz Manoela disse...

Oi Priscila, eu fiz isso, porém não encontrei nenhum post por lá, apenas o link que redireciona o meu blog. E não sei como acessar o fórum de ajuda do blogger, vc poderia me ajudar? Obrigada!

Priscila disse...

Oi Beatriz, segue o endereço:

http://groups.google.com/a/googleproductforums.com/forum/#!forum/blogger-pt

Abraço

CROCHES DA DRY disse...

VALEU EIN!!!!
EXCLUI ACIDENTALMENTE UMA POSTAGEM E TAVA AQUI SUPER AFLITA, TENTEI POR OUTROS BLOGS E NAO CONSEGUI, ESTA SUA POSTAGEM FOI BELEZA, CONSEGUI RSRSRS
DEU TUDO CERTO! TOU SUPER FELIZ AGORA!
OBRIGADA POR COMPARTILHAR CONOSCO OK

ceimei-sertaozinho disse...

Muito obrigada pela super dica. Perdemos quase tudo. Felizmente recuperamos todas as postagens. =)

Liza disse...

Ai cara, eu perdi uma postagem porque reverti para rascunho e ela voltou pra primeira versão. Entrei em pânico, porque não tinha salvo em outro lugar!!
Agora não esqueço mais de salvar!!
Obrigada, salvou minha vida!

Jeremoabo Noticias disse...

Cara exclui sem querer um poste meu mais graças a sua inteligencia consegui recupera-lo.. valeu

Em Defesa do Evangelho disse...

Muito obrigado, sem querer apaguei um poste e já estava pensando em como iria escreve-lo de novo, mas graças a sua dica deu tudo certo. Muito obrigado. Fica na paz.

Piu Piu Downloads disse...

Muito obrigado!!! recupereu 15 Post excluidos acidentalmente!!!

Rafaela Carvalho disse...

Meu blog não está para aparecer nos motores de busca... não tem como recuperar o post q apaguei? Apaguei sem querer pensando que era um rascunho, e era um post sem titulo... alguma solução para mim?

Priscila disse...

Oi Rafaela, infelizmente não tenho solução para o seu caso

Youko disse...

Ajudou-me muito, obrigado!

Anônimo disse...

Muito obrigado... consegui restaurar o meu post!!

coessencial disse...

Priscila,
Muito obrigada pela ajuda, consegui recuperar os posts excluídos, graças a sua ajuda.

Beijos querida!!!!

Aline disse...

Muiiito obrigada!!!

Aninha XD disse...

Oi, eu pesquisei pelo titulo da minha postagem e ela apareceu, porém o nome ''Em cache'' não apareceu na frente da pesquisa, e agora? preciso muito dessa postagem, tinha comentários visualizações. Obrigada !

http://the-charming-place.blogspot.com.br/

Priscila disse...

Se não aparecer não tem como. Tente visualizar usando outro navegador. Abrç.

Mel disse...

EXCELENTE ESSA SUA DICA. NAO SEI OQUE ACONTECEU EM MEU BLOG EM UMA DAS POSTAGENS ESTAVA COLADA OUTRA POSTAGEM. O TITULO ESTAVA CERTO MAS O CONTEUDO HAVIA SIDO MODIFICADO. COM SUA DICA RECUPEREI MINHA POSTAGEM. MEU BLOG É DE UMA VIAGEM QUE FIZ SE NAO RECUPERASSE NAO IRIA CONSEGUIR LEMBRAR OS DETALHES PARA POSTAR DE NOVO. MUIIITO OBRIGADA. VC SABE ME DIZER SE ALGUEM PODE ENTRAR E ALTERAR MINHAS POSTAGENS?

Priscila disse...

É possível q seja hackeado sim. Por isso é importante sempre estar fazendo o backup das postagens. Mas nao se preocupe, mesmo que entrem em seu blog e apaguem todas as postagens ainda é possível reavê-lo.

Anônimo disse...

Obrigadaaaa, me ajudou muito :)

Roberta Raiane disse...

Obrigada me ajudou demais,estava super arrasada que tinha excluido um big post que tinha 1 comentários e consegui recuperar. Abraços ;*

Artigos Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...